COMPARTILHE

Como forma de apoio aos municípios da Bahia, que estão em clima de pré-conferências, o Telessaúde Bahia realizou três webpalestras com este tema central, onde alcançou 107 municípios baianos e 1.095 participantes ao vivo. As conferências municipais são a primeira etapa para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que este ano será realizada entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, em Brasília.
A primeira webpalestra aconteceu em 29 de março com o diretor de Atenção Básica, José Cristiano Soster, com o recorte “Consolidação do SUS a partir da Atenção Básica”, com a participação de Marcos Antônio Sampaio e Fábio Ferreira de Jesus, membros dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, respectivamente. Em abril, “Debates pré-conferências: a educação popular em saúde na formação profissional no SUS” trouxe Patrícia de Araújo, nutricionista, sanitarista e representante da Escola de saúde Pública da Bahia (ESPBA) e Jandira Borges de Souza, Agente Comunitário de Saúde (ACS), conselheira municipal de saúde de Bom Jesus da Lapa e educadora popular, como palestrantes e finalizando a série, “Regionalização para consolidação do SUS”, com Adriano Maia, professor doutor em Saúde Pública, com vasta experiência em pesquisa e temas como Políticas de Saúde, Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Regionalização, Educação em Saúde e Saúde Bucal Coletiva.
“Essa série de webpalestras tem como objetivo de orientar e estimular o debate para que as pessoas comecem a refletir sobre os temas e os eixos que serão debatidos nas conferências municipais, estaduais e nacional e buscar respostas, tudo que foi trabalhado nesses espaços deve ser levado para o momento presencial, está foi a ideia”, explica Soster.
A webpalestra que fechou a série contou também com a participação do secretário estadual de saúde Fábio Vilas-Boas, que participou de algumas conferências municipais de saúde, como a do município de Cabaceiras do Paraguaçu, onde aproveitou para trazer os desafios e avanços da saúde no estado.
Além da série de webpalestras, foram produzidos vídeos sobre os eixos da conferência, com convidados especialistas em cada temática. A série de vídeos ganhou o título “Pré-Conferências – Série: Produções para Refletir” disponibilizados no Canal do YouTube, juntamente com a gravação das webpalestras e um boletim temático voltado para os profissionais da saúde como mais um material de apoio para esse momento de fortalecimento do controle social.
16ª Conferência Nacional De Saúde (8ª+8) Democracia e Saúde

A ideia de “8ª + 8 = 16ª”, surge como forma de enfatizar a 8ª Conferência que foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988. A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.