Adeilda Ananias*         adeilda.lima@saude.ba.gov.br

Prosseguimos com o nosso bate papo relacionado à Educação Permanente em Saúde Bucal utilizando o Telessaúde como suporte nessa trajetória.

No dia a dia das equipes de Saúde Bucal, a oferta da tele-educação, em especial, as webpalestras, pode ser potencial instrumento de apoio para estes profissionais, proporcionando qualificar cada vez mais o atendimento ao usuário do SUS.

Ano a ano, acompanhamos os números de webs realizadas e as participações dos profissionais têm se tornado cada vez mais expressiva. Do ano de 2014 a 2019 foram realizadas, pelo TelessaúdeBA, 20 webpalestras com temáticas da Saúde Bucal, cujos palestrantes são profissionais de referência e com grande experiência na área. Nesse mesmo período já contamos com mais de 6.972 participações de profissionais da Saúde. Entendemos que o caminho a ser percorrido é longo e os desafios são cotidianos e permanentes, estes enfrentados não apenas pelas equipes, bem como, pelos gestores e a população assistida. E, apesar das carências e desafios que implicam o enfrentamento de diversas situações no cotidiano das atividades, como por exemplo, os encaminhamentos para a Atenção Especializada, que exigem por diversas vezes a intervenção intersetorial, multiprofissional e interdisciplinar, a efetivação da utilização desta oferta perpassa por um modelo que motive os profissionais para os desafios pessoais e profissionais no sentido de crescimento, através da Educação Permanente e da Educação Continuada.

Sabemos que o cuidado em saúde apresenta dificuldades adicionais que requerem valorização², especialmente para a atenção básica, portanto, a utilização desta oferta é uma atividade que apoia os profissionais com o objetivo de qualificar o atendimento e, consequentemente melhorar os indicadores de saúde. Portanto, esperamos o entendimento, por parte dos profissionais, que o diálogo com esta tecnologia (Telessaúde) irá promover informação, conhecimentos, EPS (Educação Permanente em Saúde), sempre na perspectiva de qualificar o seu processo de trabalho.

Observem no gráfico, abaixo, quantas temáticas importantes foram trabalhadas no período de 2018 e aproveitamos para convidá-los a acompanhar a agenda

de webpalestras com temáticas em Saúde Bucal, em nosso site. Gostaria de sugerir outros temas? Acesse o link https://goo.gl/RcH5H5 e construa conosco este canal de informações.

Aguardamos vocês e até breve!

Gráfico 1 – Participações e temáticas abordadas nas Webpalestras realizadas pelo Núcleo TelessaúdeBA em 2018.