COMPARTILHE

Não. Caso a pessoa tenha tido a doença, é conferida a imunidade vitalícia contra as recorrências¹.

AMPLIANDO A INFORMAÇÃO

O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa e bastante comum na infância. A sua transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas².

Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. Os antibióticos são contraindicados, a não ser que hajam complicações bacterianas diagnosticadas pelo médico. Recomenda-se a imediata administração da vitamina A em todas as crianças acometidas pela doença, para reduzir a ocorrência de casos graves e fatais², embora não terem sido encontrados nenhum Ensaio Clínico Randomizado (ECR) que avaliasse se a suplementação de vitamina A poderia prevenir a cegueira em crianças com sarampo³. Para os casos sem complicação, deve-se manter a hidratação e o suporte nutricional, e diminuir a hipertermia. Muitas crianças necessitam de 4 a 8 semanas para recuperar o estado nutricional².

Bibliografia selecionada

1.    Host Defenses. In: Levinson W, Chin-Hong P, Joyce EA, Nussbaum J, Schwartz B. eds. Review of Medical Microbiology & Immunology: A Guide to Clinical Infectious Diseases, 15e New York, NY: McGraw-Hill; . Disponível em: http://accessmedicine.mhmedical.com/content.aspx?bookid=2381&sectionid=187691030. Accessado em: janeiro 17, 2019.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume 1 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

3. Bello S, Meremikwu MM, Ejemot-Nwadiaro RI, Oduwole O. Routine vitamin A supplementation for the prevention of blindness due to measles infection in children. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016, Issue 8. Art. No.: CD007719. DOI: 10.1002/14651858.CD007719.pub4. Disponível em: https://www.cochrane.org/pt/CD007719/suplementacao-de-vitamina-para-prevenir-cegueira-causada-por-sarampo-em-criancas

Teleconsultoria respondida por: Elis Carla C. M. Silva, Enfermeira, Teleconsultora Enfermeira do TelessaúdeBA /SESAB, Graduada em Enfermagem pela UFS, Especialista em Atenção Básica com ênfase em Saúde da Família pela UFMGS e Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela UFF.