COMPARTILHE

O “Seminário Virtual 05 anos de Telessaúde Bahia – Inovação na Qualificação da Atenção Básica” em comemoração aos cinco anos do TelessaúdeBA promove também encontros entre os Núcleos de Telessaúde do Brasil. A proposta é que os trabalhadores dos Telessaúdes, possam trocar experiência e saberes nas mais diversas áreas do serviço que é voltado para os profissionais da Atenção Básica (AB).

Equipe de Tele-educação TelessaúdeBA

O Encontro que também acontece a distância, visando aproximar os Núcleos de Telessaúde para melhor qualificar a AB nas ofertas de Tele-educação, Teleconsultoria, Telerregulação e nos segmentos de Monitoramento de campo e Saúde Bucal. O formato permite a elaboração e compartilhamento de conteúdos, ampliando assim o acesso à informação de qualidade e referências técnicas do processo de trabalho das equipes das diversas áreas.

Para Thiago Piropo, supervisor de Tele-educação, cuja equipe realizou o encontro com os Núcleos de Telessaúde do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Maranhão acredita que o seminário virtual rompe barreiras geográficas para discussões às práticas de saúde no contexto da atenção básica. “O encontro com outros Núcleos de Telessaúde nos permitiu conhecer e compartilhar estratégias da oferta do serviço de Tele-educação desenvolvidos em outros estados e com realidades totalmente distintas do cenário baiano. Foi a primeira vez que utilizamos esse  formato, o que permitiu explorar o debate e tirar as dúvidas, além de poder conhecer com mais detalhes como os nossos colegas tem desenvolvidos suas atividades é muito valoroso e com certeza contribuirá para melhoria da qualidade do nosso serviço”, explicou.

“Trocar experiências é sempre válido. Quando trabalhamos em algo tão específico como a comunicação dos núcleos de Telessaúde, essa troca é ainda mais valiosa, pois passamos pelos mesmos desafios. Em reuniões assim, as soluções que encontramos em nossa rotina de trabalho são compartilhadas e potencializadas pelos colegas, o que só comprova que trabalhar em equipe é sempre melhor”, comentou a jornalista do Núcleo Telessaúde SC, Thaine Teixeira Machado – que participou do encontro com as equipes de comunicação do Telessaúde Amazonas, Bahia e Maranhão.

Ao longo dessa semana, além dos encontros entre Núcleos, o seminário virtual  está com uma programação voltada para gestores, trabalhadores da atenção básica e estudantes de saúde. Acesse a Programação completa em www.telessaude.ba.gov.br/seminario.