O Telessaúde Bahia participou da Oficina do 2º ciclo do PMAQ-CEO Bahia, que aconteceu na sede da Associação Brasileira de Odontologia Secção Bahia (ABO-BA). A iniciativa foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria da Saúde da Bahia do Estado (Sesab), por meio da Diretoria da Gestão do Cuidado (DGC), a Associação Brasileira de Odontologia da Bahia (ABO-BA) e o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA). No evento, o TelessaúdeBA se fez presente na mesa de abertura, e ainda contou com um stand com informativos sobre as ofertas e serviços para os odontólogos que fazem parte do CROBA.

Para esta Oficina, foram convidados os gestores dos 80 CEOs implantados em 73 municípios baianos. A participação do TelessaúdeBA no evento sobre o PMAQ-CEO dialoga com a proposta em auxiliar os profissionais nas ações estratégicas e necessidades do território, promover melhor organização do processo de trabalho para avanço e melhoria do cuidado e dos indicadores de saúde, aumentar a resolubilidade nas ofertas de serviços aos profissionais da Atenção Básica (AB) e ampliar o acesso à população aos serviços de saúde bucal no estado.

O Telessaúde é um instrumento de educação permanente que chega em todos os cantos, foi o que disse Liliane Mascarenhas Silveira, diretora da Gestão do Cuidado da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). “O Telessaúde é uma ferramenta importantíssima pela capilaridade que ela proporciona e nós podemos estar fomentando discussões e ações de educação permanente em cada município. A Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) vem utilizando essa ferramenta, para disseminar várias políticas das quais trabalhamos”, comentou Liliane.

A proposta do Telessaúde é fortalecer a saúde bucal do estado por meio de suporte aos profissionais na qualificação do atendimento e na promoção de ações de prevenção e promoção à saúde à população. “O Telessaúde permite que essas ações realmente possam ser disseminadas nos 417 municípios da Bahia, pois nós sabemos da dificuldade e da logística que teria para fazer uma divulgação de eventos de forma presencial. Então, o Telessaúde vem como um meio moderno, atual realmente, para promover a facilidade de comunicação entre os profissionais de diversos municípios com as gestões, palestrantes, enfim, um meio excelente para divulgação”, disse o conselheiro secretário do Conselho Regional de Odontologia da Bahia, Mateus Dias.

PMAQ-CEO

O PMAQ-CEO está organizado em quatro fases que se complementam e que formam um ciclo contínuo, estabelecidos em: 1a fase – Adesão e Contratualização; 2a Fase – Desenvolvimento; 3a Fase – Avaliação Externa e; 4a Fase- Recontratualização.

A 3a fase do PMAQ-CEO, Avaliação Externa tem por objetivo apoiar a gestão municipal dos CEOs nesta fase, a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS), em parceria com ao Centro Colaborador da Universidade Federal de Pernambuco (CECOL-UFPE) vem desenvolvendo, desde o final de 2017, Oficinas para avaliação do 1° ciclo e discussão do 2° ciclo do PMAQ-CEO.