Neste mês de março, a Plataforma do Telessaúde comemora um ano de funcionamento, pensando nessas necessidades de consumo de informação, no novo comportamento de uso das tecnologias, e na dificuldade de acesso a internet encontradas por muitos profissionais da Saúde nos territórios os quais trabalham e residem, o Telessaúde Bahia lança, para o profissional da Atenção Básica (AB), um novo formato de acesso a sua plataforma de teleconsultorias; o formato mobile friendly. Essa adequação assim como as demais que estão sendo pensadas buscarão melhorar a experiência do usuário/ profissional AB no uso dos serviços de Telessaúde.

Apesar de não se constituir um aplicativo, o mobile friendly, que significa amigavél a dispositivos móveis, irá facilitar o uso dos serviços do Telessaúde como as teleconsultorias, uma vez que a plataforma está adaptada para funcionamento em qualquer dispositivo móvel seja ele tablet ou celulares. Neste novo formato a disposição dos conteúdos estão facilitadas a navegação, leitura e acesso dos usuário, visto que as páginas são criadas para funcionar  adequadas a tela dos dispositivos móveis e não apenas ao desktops com maior zoom como ocorria.
Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, nos dias atuais, o acesso via dispositivos móveis se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil.  No mundo estima-se, de acordo com dados do ano de 2017, da Sociomantic, empresa alemã de soluções de mídia programática, que a penetração de smartphones abrange cerca de 96% da população. No Brasil, esse número alcança o patamar de 90% de cobertura da população. Estes números refletem mudanças no comportamento do usuário tanto para uso das tecnologias como também para consumo de informação. Cada vez mais o acesso a internet é realizado via celular, a restrição econômica de grande parte da população no país, que busca na conexão via celular um opção mais acessível para se manterem conectadas é um dos principais fatores, apontados pela pesquisa TIC Domicílios 2017.
A plataforma do Telessaúde pode ser utilizada por todos os profissionais de saúde da Atenção Básica da Bahia (odontólogos, enfermeiros, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem e em saúde bucal, agentes comunitários de saúde, além de gestores da Atenção Básica e equipes NASF, PSE, Academia da Saúde, Consultório da Rua e Programa Mais Médicos), permitindo que os profissionais recebam esclarecimentos sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, materiais educativos, organização e gestão da Atenção Básica.