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O Telessaúde Bahia é um serviço do Governo do Estado, administrado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que visa ampliar a resolubilidade da Atenção Básica(AB), e promover melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde, através de ofertas como Teleconsultoria e Tele-Educação, disponível para todos os 417 municípios baianos.

A nova plataforma de teleconsultoria é mais um passo à qualificação da Atenção Básica, sendo um instrumento base para o desenvolvimento de outras ações em saúde, ou seja, uma ferramenta que irá acoplar funcionalidades como cursos EAD, Telediagnóstico e Telerregulação. “A plataforma foi construída para ser mais acessível, um layout mais próximo do cotidiano dos trabalhadores. Ela também tem uma perspectiva de estar sendo projetada para um aplicativo, ou seja, ela é uma semente de um projeto muito maior de informatização e do e-SAÚDE pensado para a Bahia”, explicou o Diretor da Atenção Básica da Bahia, José Cristiano Soster.

Por meio das teleconsultorias, o profissional da AB recebe esclarecimentos sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, materiais educativos, organização e gestão de saúde e de forma clara, concisa com base em evidência científica, que visam à proficiência e melhoria da gestão e qualificação das equipes, resultando também na diminuição do indicador de internação por causas sensíveis à Atenção Básica.

Desde a implantação do Telessaúde, em 2013, o serviço utilizou a plataforma nacional ofertada pelo Ministério da Saúde. Hoje, com mais de cinco mil profissionais da Bahia utilizando a oferta e pensando nos trabalhadores da Atenção Básica do nosso estado, foi necessário mudanças para deixar o acesso ao serviço mais simples e fácil. “Então, além de integrar ao dia a dia do profissional, a plataforma tem por objetivo oferecer mais segurança e suporte, inclusive para fazer o monitoramento e as respostas com mais qualidade para fazer a diferença no trabalho dos profissionais”, complementa Soster.