COMPARTILHE

Em 23.11.2019 comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Com o objetivo de sensibilizar e apoiar os gestores e profissionais da Atenção Básica buscando ampliar o diagnóstico precoce e reduzir os encaminhamentos e as solicitações de exames desnecessários, o Projeto Linha de Cuidado à criança e adolescente com câncer, uma parceria das instituições: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Telesssaúde Bahia, Hospitais Aristides Maltez, Hupes, Santa Izabel e Santa Casa de Itabuna, realizará no próximo dia 03.12.2019, às 14h30, a Webpalestra: câncer infantil: como salvar vidas e diminuir sofrimento.

A webpalestra será ministrada pelas oncologistas pediátricas, Ana Maria Marinho da Silva (coordenadora da Oncopediatria do Hospital Aristides Maltez) e Maria Carolina Ortiz Whitaker (Oncopediatra do Hupes e do Hospital Jorge Valente). Além da webpalestra outras atividades como webaulas e Seminário Virtual estão sendo programadas e posteriormente serão divulgadas no site do Telessaúde. Abaixo a relação dessas atividades:

• Câncer infanto-juvenil: se suspeito o que fazer? e como encaminhar?
• Câncer infanto-juvenil: papel da atenção básica no tratamento de crianças e adolescentes com câncer
• Câncer infanto-juvenil: quando já não é possivel curar, papel da atenção básica.
• Seminário virtual com equipe multiprofissional

Mais informações por meio do e-mail : dab.teleducacao@saude.ba.gov.br

Câncer Infantil

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no país,  são registrados 12 mil novos casos de câncer infantil ao ano. Entre a faixa etária mais afetada estão crianças de quatro e cinco anos. Mesmo sendo uma doença grave,  o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 80%.