COMPARTILHE

Durante o mês de março o Telessaúde Bahia capacitou 341 profissionais de saúde para o uso das suas ofertas disponíveis para todo estado. As capacitações aconteceram nos municípios de Conde, Simões Filho, Canavieiras, Cristópolis, Olindina, Heliópolis, Coronel João de Sá, Angical, Barreiras, Ilhéus e Arataca. No total, foram 13 turmas distribuídas entre as cidades, com o público entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos, profissionais do NASF e Academia da Saúde e agentes comunitários de saúde.
Essas atividades fazem parte do VI Ciclo de Treinamentos para Melhor Uso do Telessaúde, e tem como objetivo apresentar a estrutura e as ofertas do serviço. Em 2018, a equipe de campo realizou cerca de 140 treinamentos, espalhados nas nove regiões de saúde da Bahia. O Telessaúde Bahia disponibiliza um monitor de campo para cada região do estado, que está disponível para contato presencial e a distância, permitindo assim identificar as necessidades e potencialidades das equipes da Atenção Básica (AB).
A monitoria de campo é uma equipe estratégica para a disseminação das ofertas do núcleo. “É essa equipe que apresenta aos profissionais e gestores da AB as ofertas ressaltando o quanto essas podem apoiar no cotidiano do trabalho, como uma ferramenta de Educação Permanente”, explica Daiana Alves, gestora do TelessaúdeBA. O apoio técnico e científico ofertado aos trabalhadores de saúde permite o esclarecimento de dúvidas e contribui para ampliação e resolubilidade da Atenção Básica.