COMPARTILHE

Não há forma melhor de evitar uma gestação indesejada na adolescência e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis do que fornecendo aos jovens e a sua família informação e educação sobre o tema. Frente a esta questão, a atenção básica é um importante pilar, especialmente, por conta do vínculo existente entre o usuário e a equipe de saúde. Desse modo, em comemoração à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, seguimos com nosso objetivo de instrumentalizar nossos profissionais de saúde para que eles orientem adequadamente adolescentes e suas famílias dentro das unidades de saúde.

Como parte, deste objetivo, damos continuidade à produção e divulgação dos podcasts sobre Planejamento Reprodutivo na Atenção Básica. O episódio que estreia hoje, (05/02), é o quarto episódio da Série, e intitula-se “Contracepção na adolescência”. No episódio, a médica ginecologista e obstetra, Karina Adami, dá dicas para os profissionais de saúde sobre o manejo clínico contraceptivo na adolescência, apresentando métodos contraceptivos e trazendo orientações sobre a escolha adequada do método para cada adolescente.

A produção deste material baseou-se em orientações advindas de protocolos da Sociedade Portuguesa de Contracepção e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia – (FEBRASGO )

Além deste episódio, disponível em http://bit.ly/contracepcaoAdolescencia, temos outras abordagens da temática. Conheça todas elas em: http://telessaude.ba.gov.br/momento-telessaude-bahia/