COMPARTILHE

A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), mantenedora do Hospital Martagão Gesteira (HMG) e administradora do Hospital Estadual da Criança (HEC), através de especialistas, firmaram uma parceria com o Núcleo de Telessaúde da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para auxiliar profissionais no telemonitoramento de icterícias colestáticas a fim de promover o encaminhamento precoce de casos de atresia de vias biliares no estado da Bahia.

A oferta, que ocorre por meio do serviço de teleconsultoria especializada do Telessaúde, está disponível para todos os 417 municípios do estado e permite que profissionais médicos, enfermeiros e pacientes da Atenção Primária à Saúde (APS) possam ter acesso aos especialistas hepatopediatras desses hospitais, sem a necessidade de deslocamentos até a capital em busca desse atendimento.

De acordo com Monalliza Gama Oliveira, enfermeira, uma das teleconsultoras especialistas e coordenadora do projeto de teleconsultoria especializada em hepatopediatria da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil “ foi verificado através de revisão bibliográfica, vivência dos especialistas e levantamento no DATASUS, que os encaminhamentos de atresia de vias biliares não estão sendo realizados em tempo hábil, o que inviabiliza a intervenção cirúrgica, causando um mau prognóstico para estes pacientes. Na Bahia e no Brasil, temos o encaminhamento tardio dos casos suspeitos, dificultando a realização da portoenterostomia (tratamento cirúrgico para atresia biliar) antes dos 60 dias de vida. Se não tratada, a doença evolui para fibrose hepática, cirrose e por fim pode evoluir para o óbito nos primeiros anos de vida da criança.”

Com a oferta da teleconsultoria na Atenção Básica, os especialistas do serviço esperam que o encaminhamento passe a ocorrer em tempo hábil para que estes pacientes tenham o tratamento adequado e evite que sejam encaminhados diretamente para o transplante.

 

Funcionamento do serviço

O acesso ao serviço ocorre mediante cadastro. Os profissionais que ainda não são cadastrados devem criar um perfil na plataforma do Telessaúde Teleconsultoria | Telessaúde Bahia (telessaude.ba.gov.br), após a aprovação deste cadastro, os profissionais podem enviar sua teleconsultoria por meio de celular ou computador.

As teleconsultorias poderão serão respondidas de forma síncrona (por meio de videochamada e interação ao vivo com os especialistas) e/ou assíncrona (por mensagens escritas com possibilidade de envio de exames e imagens).

O tempo estimado de resposta das teleconsultorias será de até 72 horas, contadas a partir do envio da solicitação para a plataforma do Telessaúde Bahia.

 

Atresia Biliar

A atresia biliar é uma doença em que o tempo influencia no prognóstico. Diversos motivos têm sido apontados para esta falha na assistência, como falta de conhecimento acerca da doença, descontinuidade do seguimento de bebês ictéricos, burocratização para investigação e transferência dos casos suspeitos. Para saber mais  sobre a doença, visite a página: HOME – Martagão Gesteira (martagaogesteira.com.br). 

Para obter mais informações sobre o serviço de teleconsultoria especializada ( projeto Alerta Amarelo), acesse: Projeto-Alerta-Amarelo-Final.pdf (telessaude.ba.gov.br)