COMPARTILHE

A Diretoria da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Telessaúde, está disponibilizando um guia com orientações para os profissionais de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros – sobre a utilização e a realização da telemedicina: teleconsulta, telemonitoramento e demais possibilidades de atividades clínicas não-presenciais.

O Guia Orientador tem por finalidade apoiar os profissionais da Atenção Básica para o uso da Teleconsulta/Telemonitoramento no contexto de enfrentamento da pandemia pelo coronavírus e ampliar as ações de saúde desses profissionais na Atenção Básica através do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Além das orientações para a utilização e realização de teleconsulta e telemonitoramento, o Guia inclui algumas recomendações sobre ações prioritárias para garantir a coordenação do cuidado e vigilância pela equipe da Atenção Básica, como o processo de monitoramento dos casos suspeitos de COVID-19 e realização de buscas ativas de outras condições de saúde dos usuários.

O Guia também orienta sobre o processo de registro das teleconsultas no prontuário clínico e nos sistemas e-SUS-CDS e e-SUS/PEC, e sobre a emissão de atestados e documentos digitais gerados a partir das teleconsultas, além de algumas outras iniciativas do Telessaúde relacionadas a apoiar o profissional de saúde.

Para ter acesso ao conteúdo do Guia Orientador de Teleconsulta/Telemonitoramento no âmbito da Atenção Básica, visite: https://bit.ly/36xe38j