Na manhã da última quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, foi realizada mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por secretários municipais de saúde e representantes da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB). Entre as diversas pautas, a Oferta Nacional de Telediagnóstico foi apresentada para pactuação por José Cristiano Soster, diretor de Atenção Básica do estado.

“Hoje fecha e se inicia um ciclo, onde a gente estrutura, mediante a um programa, e a partir disso começa a ser feita as ofertas de telediagnóstico para toda Bahia, a primeira oferta que será feita é a do eletrocardiograma e, já com algumas outras ofertas previstas”, explicou o diretor.

Em novembro de 2017, no lançamento da oferta, alguns municípios foram selecionados para utilizarem o telediagnóstico em eletrocardiograma, entre eles o município de Dom Basílio, sudoeste do estado. “Desde a sua implantação no município, o Telediagnóstico tem sido de extrema importância para solução de casos com maior rapidez e qualidade. Além disso, o serviço possibilita a descrição do caso clínico, propiciando ao cardiologista informações importantes para qualificação do laudo”, declarou Valmor Felix, secretário municipal de saúde.

Desde a implantação, já foram realizados mais de 20 mil laudos a distância, implantados em 32 municípios. Para o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, a telemedicina já uma realiadade na Bahia. “O avanço da medicina e principalmente da capacidade de cobertura do Sistema Único de Saúde, caminham firmemente através de ferramentas como a telemedicina em todos seus aspectos”, declarou.

“Hoje estabelecemos toda a normatização para que os municípios façam a adesão e a partir disso a gente entra numa condição levar até Atenção Básica uma resolutividade, tornar os processos de diagnósticos mais céleres, a população não precisar se deslocar, então qualifica a Atenção Básica torna ela mais resolutiva e beneficia os usuários do SUS”, complementou José Cristiano Soster.