COMPARTILHE

Na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por secretários municipais de saúde e representantes da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB), realizada no dia 11 de abril, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, ficou pactuado a Oferta de Teledermatologia para todo estado da Bahia.

A Teledermatologia, um dos serviços presentes na Oferta Nacional de Telediagnóstico (Resolução CIB N° 36/2019), possibilita e facilita a aproximação da Atenção Básica e do atendimento especializado em dermatologia por meio de registro fotográfico de lesões que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e, quando necessário, sugerir a conduta clínica na Atenção Básica.

O exame dermatológico é realizado no município e enviado, via plataforma digital, para os médicos responsáveis pela emissão do laudo, vinculados a Universidade Federal de Santa Catarina e ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/UFBA). Em março, exames já foram realizados nesta modalidade pelo município de Dom Basílio, região sudoeste, escolhido como projeto piloto.

Saiba como funciona: