Em 17 de julho de 2020 foi aprovada a resolução CIB 107/2020, que aprova o Programa de Telecompartilhamento da Saúde com a Atenção Básica do Estado da Bahia, como estratégia para retomar, ampliar e fortalecer o cuidado ofertado pela Atenção Básica nos municípios, durante e após a pandemia da Covid-19, por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta Resolução legitima as ofertas já desenvolvidas de teleconsultoria especializada e possibilita a ampliação com outros serviços especializados.

A teleconsultoria especializada ou teleinterconsulta é a troca de informações e opiniões entre profissionais de saúde, para auxílio diagnóstico e/ou terapêutico.

Para solicitar a teleconsultoria especializada o profissional deve atuar na Atenção Básica como médico ou dentista e realizar o cadastro na Plataforma do Telessaúde (disponível nesta página).

O tempo estimado de resposta das teleconsultorias especializadas é de até 72 horas, contadas a partir do envio da solicitação para a plataforma do Telessaúde Bahia.

Para obter mais informações, acesse a página do serviço desejado e lá consulte o Manual do Solicitante disponível nessas páginas. Nele você poderá encontrar orientações para uso do serviço e os critérios para atendimento nas especialidades.

O TelessaúdeBA apoia os municípios na capacitação de profissionais no uso dos seus serviços, por meio de treinamentos presenciais e a distância e está disponível para os 417 municípios baianos.

A webpalestra, conduzida pelos especialistas da Universidade Federal da Bahia, apresenta a teleconsultoria especializada como estratégia de apoio matricial no cuidado às pessoas com doenças crônicas e outras condições de saúde aos profissionais e gestores de saúde em todo o estado da Bahia.

A doutora  em Patologia e especialista em Estomatologia e Cirurgia, Liliane Lins Kusterer , apresenta o serviço de teleconsultoria especializada em Estomatologia, como  um instrumento para atenção básica de ampliação no diagnóstico e condução de patologias do complexo maxilofacial.

Cadastre-se e receba informações do Telessaúde Bahia. Ao se cadastrar você receberá periodicamente nossos informativos de forma automática!