O Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia ( Cedeba ) é  um Centro de Referência que atua na Atenção Secundária e tem como um dos papéis o matriciamento e suporte especializado à Atenção Primária de Saúde (APS).

O Cedeba assim como muitos centros de Saúde se veem num crescente movimento para descentralizar atendimentos de pacientes com doenças crônicas na capital do Estado, especialmente, em um momento de Pandemia da Covid-19 em que se busca evitar grandes deslocamentos  e que  se faz necessário um cuidado especial com portadores de doenças endócrinas, principalmente os  idosos e  portadores de doença crônica, grupos mais propensos a uma pior evolução desta doença.

Unindo esforços para através de Tecnologias de Comunicação e Informação superar essas dificuldades, o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia e o Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) firmaram uma parceria para ofertar o serviço de Teleconsultoria Especializada, por meio do Projeto TeleCEDEBA: O Cedeba mais perto de você!

O Projeto tem como objetivo qualificar e ampliar o acesso ao cuidado das pessoas com diabetes, obesidade, disfunção tireoidiana e outras doenças endocrinológicas no estado da Bahia e inicialmente estará disponível para profissionais de medicina da Atenção Básica do Estado da Bahia.

Por meio de um cadastro na plataforma própria do Telessaúde Bahia,  os profissionais de medicina da Atenção Básica estadual solicitam a teleconsultoria especializada, o  Núcleo de Telessaúde realiza a triagem por especialidade e encaminha o questionamento ao teleconsultor do Cedeba, que por sua vez responderá a teleconsultoria em até 72 horas de forma síncrona (em tempo real) e/ou assíncrona (por meio de mensagens off-line na plataforma).

A identificação dos casos com necessidade de um cuidado compartilhado com especialistas, assim como protocolos de atendimentos iniciais na Atenção Básica, das patologias habitualmente acompanhadas pela endocrinologia do Cedeba podem ser consultadas no Manual do Solicitante disponível nesta página.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE !!

A partir do dia 31 de outubro de 2020, pacientes com critérios para avaliação na Atenção Secundária provenientes da Atenção Primária, devem ser encaminhados ao Cedeba EXCLUSIVAMENTE através da Plataforma do Telessaúde Bahia.

Para saber mais sobre Modelo de Admissão no Cedeba, para pacientes da Atenção Primária de Saúde (APS), através da Plataforma TELESSAÚDE-BA, consulte os documentos abaixo:

Manuais e Protocolos – Teleconsultoria Especializada Cedeba

  • Diabetes Gestacional e gestantes diabéticas
  • Diabetes mellitus tipo 2 – Hipotireoidismo
  • Diabetes mellitus tipo 1
  • Endocrinologia
  • Endocrinologia Pediátrica
  • Hipertireoidismo e nódulo de tireoide
  • Obesidade
  • Pé diabético

Perguntas Frequentes

  • 20180514 - TEMPLATE - PERGUNTA DA SEMANA - AVATAR SITE

Quais as principais causas de hipoglicemias na pessoa com diabetes?

Hipoglicemia é um evento adverso comum em pessoas com diabetes, caracterizada como uma complicação aguda. Os sintomas da hipoglicemia costumam se manifestar quando a concentração de glicemia revela abaixo de 70 mg/dl. É mais frequente […]

  • 20180514 - TEMPLATE - PERGUNTA DA SEMANA - AVATAR SITE

Qual a importância dos profissionais de saúde na educação em diabetes?

         A Federação Internacional de Diabetes informou que o número de pessoas acometidas com diabetes, em todo o mundo, ultrapassa 250 milhões. São números expressivos que alertam para a sua expansão para […]

  • 20180514 - TEMPLATE - PERGUNTA DA SEMANA - AVATAR SITE

Gastroparesia diabética: quando suspeitar e como otimizar o controle da glicemia?

Gastroparesia diabética é uma forma de neuropatia autonômica caracterizada por atraso no esvaziamento gástrico, na ausência de causas mecânicas. É uma complicação crônica do diabetes que causa prejuízo na qualidade de vida e pode associar-se […]