COMPARTILHE

O Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia ( Cedeba ) é  um Centro de Referência que atua na Atenção Secundária e tem como um dos papéis o matriciamento e suporte especializado à Atenção Primária de Saúde (APS).

O Cedeba assim como muitos centros de Saúde se veem num crescente movimento para descentralizar atendimentos de pacientes com doenças crônicas na capital do Estado, especialmente, em um momento de Pandemia de Covid -19 em que se busca evitar grandes deslocamentos e que se faz necessário um cuidado especial com portadores de doenças endócrinas, principalmente os idosos e portadores de doença crônica, grupos mais propensos a uma pior evolução desta doença.

Unindo esforços através de Tecnologias de Comunicação e Informação para superar essas dificuldades, o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia e o Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) firmaram uma parceria para ofertar o serviço de Teleconsultoria Especializada, por meio do Projeto TeleCEDEBA: O CEDEBA mais perto de você!

O Projeto tem como objetivo qualificar e ampliar o acesso ao cuidado das pessoas com diabetes, obesidade, disfunção tireoidiana e outras doenças endocrinológicas no Estado da Bahia e inicialmente estará disponível para profissionais de Medicina da Atenção Básica do Estado da Bahia.

Para Flávia Resedá Brandão, médica endocrinologista e liderança médica do Cedeba , muitas endocrinopatias compensadas podem manter seu acompanhamento com médicos das UBS, que tem acesso direto ao paciente. Assim, diante do vasto leque de patologias endocrinológicas e dentro da rede de Atendimento do Sistema Único de Saúde, o Centro de Referência deve oferecer aos colegas da Atenção Primária consultorias para acompanhamento de casos de maior prevalência e baixa complexidade na endocrinologia: hipotireoidismo, nódulos de tireoide benignos, diabetes tipo 2 recém diagnosticado e obesidade.  Nesse sentido, a parceria com o Telessaúde Bahia possibilitará ao profissional, ainda que distante, a segurança e resolutividade na condução dos pacientes pela atenção primária.

O profissional de Medicina da Atenção Básica do Estado da Bahia que queira  conhecer e utilizar o serviço deve acessar a Plataforma do Telessaúde, disponível pelo endereço:  http://plataformatelessaude.saude.ba.gov.br/, realizar seu cadastro e submeter seu questionamento na plataforma. Uma triagem por especialidade será realizada pelo Núcleo do Telessaúde Bahia, que encaminhará o questionamento ao teleconsultor especialista do Cedeba, e este por sua vez responderá a teleconsultoria, em um prazo de  até 48 horas, de forma síncrona (com resposta em tempo real) e/ou assíncrona (por meio de mensagens off-line na plataforma).

A relação das patologias habitualmente acompanhadas pela endocrinologia do Cedeba e outros documentos relativos a protocolos de atendimentos iniciais na Atenção Básica, assim como os Manuais do Teleconsultor e do Solicitante referentes a oferta podem ser consultados no site do serviço, acessível pelo endereço: http://telessaude.ba.gov.br/teleconsultoria-especializada

DOENÇAS ENDÓCRINAS NO ESTADO DA BAHIA
As endocrinopatias são doenças de elevada prevalência na população, principalmente no que diz respeito ao diabetes tipo 2 e a obesidade. O Cedeba acompanha pacientes com complicações do diabetes, obesidade severa e outras doenças endócrinológicas menos comuns e de manejo mais específico pelo especialista como câncer de tireoide, tumores de hipófise, distúrbios do crescimento, doenças das gônadas e adrenais e doenças osteometabolicas. Atualmente,  60000 pacientes,  provenientes de todo o Estado da Bahia, estão  cadastrados no Cedeba.