*Tatiana Frederico de Almeida

Recentemente, tive a oportunidade de ministrar uma webpalestra no Núcleo TelessaúdeBA.
Compartilhamos esta oportunidade com os profissionais das equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica do Estado, com a temática: “Tecnologias preventivo-coletivas em saúde bucal”. Descrevo a experiência na coluna Saúde Bucal. Boa leitura a todos!

A webpalestra teve como objetivo compartilhar conceitos e práticas profissionais em saúde sobre tecnologias coletivas e preventivas de saúde bucal, com ênfase na importância do flúor no controle da cárie dentária.

Tomando como base os fundamentos trazidos pelo professor Emerson Merhy no artigo “Um ensaio sobre o médico e suas valises tecnológicas: contribuições para compreender as reestruturações produtivas do setor saúde”, foram apresentadas as “Tecnologias (duras, leve- duras e leves) em Saúde”.

A organização dos serviços de saúde, com enfoque humanizado e epidemiológico, é um dos grandes desafios do(a) dentista nos serviços de saúde. As tecnologias coletivas de prevenção de agravos bucais contribuem efetivamente neste processo de organização dos serviços. O conhecimento e a prática clínica odontológica não garantem a sua resolutividade. É necessário enriquecermos nosso repertório de instrumentos e tecnologias da saúde para superarmos a alta prevalência e gravidade dos problemas bucais em nossa população. Sabe-se que o principal mecanismo de ação do flúor ocorre devido a sua interferência direta no processo de desmineralização-remineralização.

Nesta apresentação são discutidos os principais usos coletivos do flúor na Odontologia, conforme a classificação do Guia de Fluoretos do Ministério da Saúde: fluoretação da água de abastecimento, dentifrícios com Flúor, escovação supervisionada direta e indireta, uso de bochechos e géis com flúor. Também foram contemplados alguns usos individuais do Flúor, como o uso de selantes, vernizes e do cimento de ionômero de vidro no Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Além dos aspectos conceituais destas tecnologias, são apresentados estudos atuais e experiências profissionais da apresentadora enquanto docente e dentista da Atenção Básica.
Ao final da webpalestra foi apresentada uma proposta de programação para utilização do flúor em atividades coletivas, com enfoque epidemiológico, de acordo com o risco individual e coletivo, elaborada pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Recomendamos leituras dos artigos apresentados durante a webpalestra e dos manuais produzidos pelo Ministério da Saúde, os quais podem contribuir com o processo de trabalho da equipe de saúde bucal, levando a uma reflexão do seu processo de trabalho com a temática estudada.

Dúvidas a respeito de casos clínicos e processo de trabalho?

Pergunte ao TelessaúdeBA, através de uma Teleconsultoria!

*Mestre e doutora em saúde pública. Professora faculdade de odontologia da UFBA e cirurgiã-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/BA.

Link para webpalestra: https://youtu.be/2BGNLv7V6Yc