Em setembro o Telessaúde Bahia organizou uma agenda com diversas atividades, dentre webpalestras, webreuniões, congresso e muito mais! São atividades que têm como proposta potencializar a qualificação da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família, visando a melhoria da qualidade e resolubilidade dos serviços e cuidados em saúde.

“I Congresso Baiano de Telessaúde: qualificando o cuidado e a formação para o trabalho no SUS” ocorrerá virtualmente nos dias 16 e 23 de setembro de 2021, e terá como objetivos a difusão do conhecimento sobre Telessaúde a partir da prática cotidiana de pessoas envolvidas nessa área, assim como provocar reflexões acerca dos avanços e limites para a qualificação e sustentabilidade das estratégias de telessaúde no Estado da Bahia. As inscrições acontecem até o dia 16 de setembro pelo link https://www.even3.com.br/congressobaianotelessaude/.

A programação contará com conferências, mesas temáticas e trabalhos científicos que serão apresentados na modalidade de pôster digital, tendo como áreas temáticas: Tele-educação, Teleassistência, Tecnologia da Informação e Comunicação e Ética no uso das TICs. Nos dias 08, 15 e 22 teremos as webreuniões com o tema “PEQGC – Módulo VI: Qualificação de reguladores das Policlínicas Regionais de Saúde” que abordarão a qualificação de reguladores das Policlínicas Regionais de Saúde para o aproveitamento de vagas ociosas e, o manual de acesso.

Dando continuidade aos eventos com foco no Setembro Amarelo, teremos a webpalestra “O suicídio é o resultado da interação de múltiplos fatores”, que acontece no dia 09, discutindo a necessidade de se colocar em prática ações efetivas de prevenção do suicídio, a partir do diálogo entre os diversos atores da sociedade. Com o diálogo como ponto de partida, nesse evento será lançada a primeira campanha pública estadual de prevenção do suicídio.

No dia 14 realizaremos a webpalestra “Linha de cuidado aos portadores de HTLV na Bahia”, que terá como palestrante Carla Bressy, enfermeira e mestranda (ISC/ UFBA) apresentando essa linha de cuidado.

No dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente e, este ano, a OMS está focada no tema do Cuidado Materno e Neonatal Seguro, adotando o slogan “Aja em favor do Parto Seguro e Respeitoso”. Com esse viés, no dia 21 teremos a webpalestra com o tema “Segurança do Paciente – aja em favor do parto seguro e respeitoso.”

“Diagnóstico e tratamento em acidentes por animais peçonhentos” é o tema da webpalestra do dia 29, na qual serão apresentados os principais animais peçonhentos, com foco no diagnóstico dos envenenamentos e manejo clínico das vítimas deste agravo.

Na webpalestra do dia 30 será discutido o processo de encaminhamento de pacientes, sobretudo na área de Estomatologia, para os Centros de Especialidades Odontológicas, como se deve estabelecer o diálogo e a parceria entre as unidades básicas e os CEOs e a importância da contrarreferência deste para as unidades básicas de saúde. O tema será “Qualificando o encaminhamento para os Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs”.

Todas as webpalestras acontecem pelo Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Telessaúde. (www.youtube.com/TelessaudeBA). Para participar, basta acessar o site do Telessaúde Bahia e se inscrever.

Confiram e compartilhem a informação com os colegas de equipe!