COMPARTILHE

Foram cinco dias com diversas atividades durante o Seminário Virtual 05 anos do Telessaúde Bahia: Inovação na qualificação da Atenção Básica. O evento que marcou os cinco anos do projeto no estado, foi também o primeiro neste formato, ofertado pelo Núcleo Telessaúde Bahia.

O Seminário teve como objetivo a divulgação dos serviços do Telessaúde, a valorização das experiências no uso das ofertas do Núcleo pelos municípios baianos e a consolidação do Telessaúde enquanto ferramenta de fortalecimento e qualificação da Atenção Básica. Pensamos nesse modelo para reduzir custos e facilitar o acesso para todos trabalhadores do SUS do nosso Estado”, explica Érica Menezes, coordenadora.

Com quase 40 horas de atividades, entre mesas temáticas, encontro entre Núcleos de Telessaúde do Brasil e solenidade de encerramento presencial, de acordo com a área de tele-educação, em todas as mesas o feedback dos participantes era sempre bem positivo.

Os encontros entre Núcleos de Telessaúde também foi destaque na programação de aniversário. “A proposta foi que os trabalhadores dos diferentes Núcleos pudessem trocar experiência e saberes nas mais diversas áreas para o o aprimoramento do serviço como teleconsultoria, tele-educação, telediagnóstico, monitoria de campo e comunicação (AB)” relata Érica.

Para encerramento das atividades da semana, aconteceu na Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA), a solenidade com representantes do comitê gestor do TelessaúdeBA, formado por Universidade Federal da Bahia (UFBA), Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA), ESPBA, Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e apresentação da Conferência Magna – As tecnologias de informação e comunicação na práxis da Atenção Básica, com a professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), Maria Ligia Rangel.

Durante a solenidade no auditório da Escola de Saúde Pública, aconteceu também a entrega do Prêmio Amigo Telessaúde Bahia, que reforça a importância da parceria entre município e Estado no compromisso com a Atenção Básica no que se refere no apoio pedagógico ao trabalhador para ampliar sua capacidade de intervenção no cuidado em saúde.  Como critério para a premiação, foi considerado os municípios que utilizaram todas as ofertas do Telessaúde Bahia, Teleconsultoria, Telediagnóstico e Tele-educação, sendo eles os municípios de Uauá, pertencente a região norte do estado e os municípios Dom Basílio e Palmas de Monte Alto, da região sudoeste.