As experiências do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) e Hospital Subúrbio foram apresentadas no terceiro dia do Seminário Virtual 05 Anos do Telessaúde Bahia – Inovação na Qualificação da Atenção Básica, realizado pela Secretaria da Saúde do estado. O evento virtual que comemora 05 anos de implantação do Núcleo de Telessaúde na Bahia, acontece até 09 de novembro.

A coordenadora do Núcleo Universitário de Telessaúde HUPES, Suzy Cavalcante, trouxe para os participantes um pouco da história do núcleo, ofertas e como se organizam, com foco nas atividades de ensino e pesquisa. “Sessões de casos clínicos, de atualização, palestras, aulas, conferências e Grupos de Interesse especial (SIGs), exemplificou.

O médico coordenador do Serviço de Bioimagem do Hospital do Subúrbio, Márcio Ribeiro, apresentou um pouco da prática do hospital com a telemedicina, que foi integrado a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) em 2017. Para Márcio, a Telemedicina é vasto campo a ser explorado e que é preciso maior disseminação, inclusive para os profissionais de saúde.
Na apresentação os palestrantes reforçaram a importância a tecnologia a serviço da saúde e como ela pode aproximar e qualificar as atividades dos profissionais em todo o território, principalmente na Atenção Básica. “O telessaúde já faz essa aproximação, o profissional tem que se cadastrar nos cursos a distância, fazer teleconsultorias, participar dos SIGs”, respondeu Suzy ao ser questionada por um participante sobre a sensação de isolamento de alguns profissionais num estado tão grande como a Bahia.

Seguindo a programação, a experiência em telediagnóstico será debatida nas próximas mesas do seminário. Para participar, inscreva-se em www.telessaude.ba.gov.br/seminario

Programação:
Dia: Quinta-feira (08/11)
• Telediagnóstico na prática – Experiências Municipais na Bahia

• Telediagnóstico: Experiência Nacional

Dia: Sexta-feira (09/11)
Horário: 11h
• (Conferência Magna) – As tecnologias de informação na práxis da Atenção Básica
Palestrante: Maria Lígia Rangel – Médica Sanitarista e Doutora em Saúde pela UFBA. Área de atuação: Comunicação e Educação em Saúde, Políticas de Saúde e Risco nas Ciências Sociais e Saúde, Atividades de Ensino na Graduação e Pós-Graduação.