Entre os dias 09 e 12 de agosto de 2021, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, representada pelas Diretorias de Atenção Básica (DAB), de Atenção Especializada (DAE) e de Gestão do Cuidado (DGC), recebem a visita técnica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS). A ação faz parte do processo de apoio aos gestores estaduais e municipais, com foco no fortalecimento da Atenção Primária no contexto da Pandemia da Covid-19.

No primeiro dia do encontro, os representantes da SAPS foram recebidos na Secretaria de Saúde pelos coordenadores da Diretoria de Atenção Básica e do Telessaúde, em uma reunião na qual estes puderam conhecer a realidade e os desafios enfrentados na Bahia, em relação as ações de atenção básica no Estado, mais especificamente, no contexto da pandemia. Para Kally Soares e Monica Lemos, coordenadoras da Coordenação de Apoio e Desenvolvimento da Atenção Básica – COAD, esse é um momento de extrema importância para a aproximação do MS/SAPS/DESF com a Sesab/DAB, tendo também como frutos a co-responsabilização tripartide que a gestão da Saúde exige, possibilitando a interação necessária para implementação da Políticas Públicas.

Amanhã (10), os representantes da SAPS, acompanhados da Diretoria da DAB, farão uma visita ao município de Dias Dávila, na quarta-feira (11) participarão da reunião com gestores estaduais; dando continuidade à programação da visita, na quinta-feira,12, último dia da visita, participarão da reunião com gestores municipais de Salvador, e visitarão Unidades Básicas de Saúde do município, finalizando a agenda com uma Devolutiva para gestores e elaboração do Plano de Ação.

Confira as fotos desse primeiro dia da visita!