COMPARTILHE

A saúde da população negra, o racismo e suas implicações na saúde foi por muito tempo temas negligenciados na formação dos profissionais de saúde. Entretanto, é fundamental que os profissionais de saúde se aproximem desta discussão e a coloquem no cotidiano de suas atividades para avançarmos no enfrentamento das iniquidades relacionadas a questão racial melhorando assim as condições de saúde desta população.

Um bom começo para essa aproximação é conhecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Essa política define os princípios, os objetivos, as diretrizes, estratégias e as responsabilidades de gestão voltados para a melhoria das condições de saúde desse segmento da população. Inclui as ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como a formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

Nesta publicação, indicamos a leitura da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. E ainda, como forma de apoiar o profissional na ampliação desse olhar e conduta de cuidado à essa população, indicamos também alguns conteúdos audiovisuais (podcast e webpalestras) produzidos pelo Telessaúde.

Para visualizar esses conteúdos, acesse:
https://manylink.co/@TelessaudeBA