COMPARTILHE

Depois da série de áudios sobre Hipertensão Arterial Sistêmica, o “Momento TelessaúdeBA conectado com Atenção Básica” trará uma série com seis podcasts sobre a Saúde da Mulher, com foco no período gestacional, com orientações de conduta e acompanhamento, direcionadas para profissionais de saúde da Atenção Básica.

Com no máximo 3 minutos, as orientações são retiradas do Protocolo da Atenção Básica: Saúde das Mulheres (2016) do Ministério da Saúde e trarão reclamações mais frequentes das mulheres na gestação como fraqueza, falta de ar, pirose, azia sialorréia na gestação, dentre outras questões.

De acordo com a área de tele-educação, a escolha em priorizar a saúde da gestante nesta série foi por se tratar de um tema muito importante no processo de trabalho na Atenção Básica. “Recebemos muitas teleconsultorias sobre pré-natal e dúvidas relacionadas ao tema, a ideia foi produzir um material de fácil acesso para o profissional de saúde que muitas vezes na correria não consegue está sempre revisando as informações dos cadernos da Atenção Básica”, explica Juliana Lamonier, supervisora de tele-educação.

A teleconsultora Naiara Andrade, enfermeira, especialista em obstetrícia, reforça a fala de Juliana e complementa “90% das teleconsultorias que respondo, são de enfermagem e estão relacionadas a dúvidas de conduta no pré-natal”. Este primeiro podcast da série aborda estrias e cloasma gravídico, com surgimento mais comum, após o quinto mês de gestação. Os áudios são publicados todas as quintas-feiras e podem ser acessados via a plataforma Soundcloud  ou pelo site do Telessaúde Bahia.