COMPARTILHE

Para crianças entre 6 meses e 24 meses de vida você deve prescrever a suplementação de ferro na dose de 1mg de ferro elementar/Kg/dia. Com a apresentação da solução que é disponibilizada pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), solução oral 25mg/mL Fe++, 01 gota contem 01mg de ferro elementar (Fe++), portanto, você deve prescrever 01gota/Kg.

Atenção, para lactentes prematuros ou com baixo peso, pois, as recomendações são diferentes. Eles, mesmo que em aleitamento materno exclusivo, devem receber, a partir do 30º dia após o nascimento, suplementação de ferro, conforme tabela abaixo: ¹

 

Referência

  1. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Suplementação de Ferro: manual de condutas gerais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

 

Teleconsultoria respondida por: Andréa Souza Perez Granja, Médica de Família e Pediatra, Teleconsultora Médica do Telessaúde BA-FESF-SUS/SESAB, graduada em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, título de especialista em Medicina de Família e Comunidade pela SBMFC, residência em Pediatria pelo HUPES.