COMPARTILHE

Os frascos lacrados de insulina devem permanecer armazenados entre 2°C e 8°C, nunca na porta da geladeira, nem próximos ao freezer. Quando o frasco, caneta ou refil estiver em uso (aberto), pode ser mantido em temperatura ambiente, desde que em temperaturas que não ultrapassem 30°C e que não fique exposto diretamente à luz solar. Quando abertos, também podem permanecer na geladeira entre 2°C e 8°C ¹.

Quando conservada sob refrigeração, a insulina ou a caneta descartável em uso deverá ser retirada da geladeira entre 15 a 30 minutos antes da aplicação, para prevenir dor e irritação no local de aplicação. Abaixo de 2°C, a insulina congela e perde seu efeito. Também não deve ser conservada na porta da geladeira, pois há maior variação da temperatura e excessiva mobilidade do frasco a cada abertura de porta, o que poderá modificar as características físico-químicas das insulinas¹ ².

Sobre as recomendações, à partir da página 152: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf

Referências

  1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
  2. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2013-2014/Sociedade Brasileira de Diabetes; [organização José Egidio Paulo de Oliveira, Sérgio Vencio]. – São Paulo: AC Farmacêutica, 2014. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/quais-as-recomendacoes-para-armazenamento-da-insulina/>. Acesso em: 05 de Outubro.

Teleconsultoria respondida por Elis Carla C. M. Silva: Teleconsultora de Enfermagem do Telessaúde BA. Enfermeira Especialista em Atenção Básica com ênfase em Saúde da Família e em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde.