COMPARTILHE

Com uma programação que começou às 9h e encerrou as 18h30, com a participação especial do NEOJIBA, o I Congresso Baiano de Telessaúde teve em seu primeiro dia de programação figuras importantes da Rede Nacional de Telessaúde.

Com mais de 2.200 visualizações no canal do YouTube do Telessaúde e mais de mil inscritos no evento, o Congresso teve início com uma mesa de abertura composta por representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, da Universidade Federal da Bahia e representantes de outras instituições de ensino superior estaduais e federais.

Na Conferência Magna, José Cristiano Soster, diretor da Atenção Básica da Sesab dirigiu a mesa, composta por Ana Estela Haddad, profa. Livre Docente – Fousp, pesquisadora em Políticas Públicas, Educação Mediada por Tecnologias, Educação na Saúd); e, Luiz Ary Messina, presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, que debateram o tema “Telessaúde – Qualificando o Cuidado e a Formação para o trabalho no SUS por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação.”

Com um time composto por mulheres, Daiana Alves, coordenadora no Núcleo de Telessaúde da Bahia, coordenou a mesa “Telessaúde e a qualificação do trabalho no SUS, que trouxe visões da prática do Telessaúde no Brasil, com experiências de diferentes regiões do Brasil. Para Daiana, “ Esse debate mostrou que já tivemos muitas conquistas no campo, que os desafios são muito parecidos no país, mas mostrou a importância do SUS, e da união de todos os atores nacionais ligados ao Telessaúde; “o compartilhamento dos conhecimento e das experiências fortalecem os Programas de Telessaúde nacionais, complementou.

A última mesa coordenada por Gladys Reis Oliveira, telerreguladora enfermeira do Telessaúde Bahia, falou sobre as “Plataformas: Sistemas de Integração de Prontuários, teleconsultoria, telediagnóstico e teleconsulta” e, sobre a coordenação de e moderação de, além da apresentação de diversas plataformas que otimizam o trabalho do Telessaúde, teve relatos intensos e emocionados dos palestrantes.

Finalizando o primeiro dia do Congresso, que continua dia 23 de setembro, foi apresentado um vídeo com concerto musical de instrumentos do Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – NEOJIBA.