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Em março de 2018 o Telessaúde Bahia lançou a plataforma própria de teleconsultorias. Comemorando um ano de uso, já são mais de 5 mil profissionais da Atenção Básica cadastrados e aproximadamente 3 mil teleconsultorias. A plataforma foi construída para ser mais acessível, com layout mais próximo do cotidiano dos trabalhadores. Desde a implantação do Telessaúde Bahia, em 2013, o serviço utilizou a plataforma nacional ofertada pelo Ministério da Saúde, somente em 2018 lançou uma plataforma de teleconsultoria totalmente desenvolvida pelo núcleo baiano.

A oferta de teleconsultoria pode ser utilizada por todos os trabalhadores de saúde da Atenção Básica da Bahia (odontólogos, enfermeiros, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem e em saúde bucal, agentes comunitários de saúde, além de gestores da Atenção Básica e equipes NASF, PSE, Academia da Saúde, Consultório da Rua e Programa Mais Médicos), permitindo que os profissionais recebam esclarecimentos sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, organização e gestão da Atenção Básica.

Como parte das comemorações, houve o lançamento nas redes sociais, da campanha “Por trás das teleconsultorias”, uma série de cards com o perfil dos profissionais que realizam apoio clínico, diagnóstico e de educação permanente para os trabalhadores de saúde com objetivo de qualificação da atenção básica. Também como ação de aniversário, ocorreu o lançamento da versão da plataforma no formato mobile friendly.  Apesar de não se constituir um aplicativo, o mobile friendly, que significa amigável a dispositivos móveis, facilitará o uso da oferta, uma vez que a plataforma está adaptada para funcionamento em qualquer dispositivo móvel seja ele tablet ou celulares.