A Coordenação Municipal da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Pau Brasil fez reunião para a apresentação dos avanços alcançados pelos profissionais de saúde de Pau Brasil no Programa Telessaude Bahia, ação que é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. A reunião também serviu para avaliar o uso das ofertas pelos trabalhadores (cadastros, teleconsultorias e webpalestras); Monitorar os profissionais que não possuem cadastro para utilizar o sistema de Telessaude Bahia; Monitorar os pontos ativos; Levantar e esclarecer as principais dúvidas; e Pactuar planejamento para 2018.

LEIA

O Telessaude tem por objetivo ampliar a resolubilidade, promover melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde, através da oferta de serviços de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa, Tele-Educação e Telegestão, dirigidos a todos os profissionais de saúde na Atenção Básica, que compõe as equipes de Saúde da Família, Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Consultório na Rua, Provab, Mais Médicos, Programa Saúde na Escola e Academia da Saúde.

O projeto apoia os municípios na capacitação de profissionais no uso dos seus serviços, por meio de treinamentos presenciais e a distância, além de esclarecimentos de dúvidas sobre o e-SUS. A plataforma está disponível em qualquer lugar e a qualquer hora, seja por meio de computadores fixos, portáteis ou dispositivos móveis, é simples e fácil tirar dúvidas e receber informações de forma clara, concisa com base em evidência científica, que visam à proficiência e melhoria da gestão e qualificação das equipes.

A reunião aconteceu na quarta-feira (06/06), na Câmara de Vereadores de Pau Brasil com a finalidade de acompanhar as ações de Telessaude Bahia no município de Pau Brasil e premiar os profissionais do município que se destacaram no acesso ao Telessaude no ano de 2017. As Unidades Básicas de Saúde que se destacaram foram José Carlos dos Santos com 28 acessos; Eric Soares 21 e Sálvio Rosa de Assis 11, a Secretaria Municipal de Saúde também fez 11 acessos ao sistema.

Os Agentes Comunitários de Saúde Francisca Miranda, Eroaldo Alves e Gilcélia Rodrigues conseguiram elevar suas unidades nesse nível de acesso durante o ano de 2017. Para incentivar a utilização dessa ferramenta de inclusão digital. A Secretaria Municipal de Saúde concedeu brindes aos agentes para que o trabalho continue e sirva de incentivo para toda a equipe da Atenção Básica no município, trabalho esse que colocou Pau Brasil em 2º lugar na regional Itabuna na solicitação de teleconsultorias durante o ano de 2017.

Em Pau Brasil todas as Unidades Básicas de Saúde dispõem de microcomputador com acesso à internet, isso facilita que a equipe possa esclarecer ou tirar dúvidas e receber informações de forma clara, concisa com base em evidência científica, que visam à proficiência e melhoria da gestão e qualificação das equipes da atenção básica. A Prefeita Barbara Prado que esteve presente, parabenizou aos agentes presentes, aos que se destacaram e colocaram o município em 2º lugar em acesso ao Telessaude, “isso é bom, vamos continuar avançando, trabalhar para o povo esse é o nosso papel”, declarou a Prefeita’.

Também estiveram presentes Ana Claudia (Coordenadora Municipal da Atenção Básica em Saúde), Adenilson Sena (Secretário Municipal de Saúde), Josemário Luz (Coordenador Municipal de Sistema da Secretaria de Saúde), Meire de Biatinho (Técnica da Secretaria Municipal de Saúde) e Fernando Quá.

Saiba mais sobre Telessaúde Bahia http://telessaude.ba.gov.br/telessaudeba/objetivos/

Fonte: Portal Vermelhinho