Na última sexta-feira (06), o Telessaúde Bahia esteve reunido com representantes das áreas técnicas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na oficina Ações do Telessaúde para 2020-Planejamento Integrado para uma saúde integral. O evento teve a participação de cerca de 50 pessoas e teve como objetivos apresentar as ações realizadas pelo núcleo nos anos de 2018 e 2019 e planejar as ofertas para o ano de 2020.

Durante a manhã, ocorreu apresentação do portfólio de ofertas do TelessaúdeBA e sistematização dos resultados alcançados por eixo/tema/oferta, além de apresentar resultados de comunicação e produtos já desenvolvidos com áreas parceiras. Já a tarde, o público foi dividido em pequenos grupos relacionados aos eixos Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente/Jovem, Saúde do Idoso, Vigilância em Saúde e Políticas Públicas e Processo de trabalho, com a presença de representantes de cada setor participante.

A proposta da oficina nasce tanto da premência em priorizar os temas e ofertas a serem trabalhados para o próximo, ano a partir de um planejamento integrado, quanto da exigência de inserção de pautas transversais nas ofertas de tele-educação, como as relacionadas ao racismo, as questões de gênero e a saúde mental. “Surge, ainda, da necessidade de articular as diversas áreas em torno de pautas comuns para elaboração de uma agenda compartilhada de apoio à produção do cuidado de forma integral nos municípios e regiões de saúde”, explica a coordenadora do núcleo, Érica Menezes.

O serviço de Telessaúde do estado da Bahia tem como principal objetivo potencializar a qualificação da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família, visando a melhoria da qualidade e resolubilidade dos serviços e cuidados em saúde. Para a oficina, o núcleo disponibilizou um portfólio de serviços a fim de instrumentalizar profissionais de saúde e diretorias da Sesab sobre os serviços e seus potenciais usos no planejamento de suas agendas para o ano de 2020.