COMPARTILHE

No Telessaúde, as videoaulas são mais um recurso do serviço de tele-educação para realizar educação permanente e qualificação dos trabalhadores nos territórios.

Todas as produções trazem conteúdos sistematizados das pautas da Saúde e facilitadores especialistas referências técnicas em suas respectivas áreas. Elas abordam importantes temas e discussões dos cenários da Atenção Básica, das Redes de Atenção e Vigilância em Saúde. O seu principal objetivo é promover a capacitação e consequente qualificação do processo de trabalho dos atores que atuam na saúde, sejam eles de níveis técnicos e superior, da gestão e/ou assistência, estudantes de graduação e/ou pós-graduação, contribuindo na capacidade de resposta aos problemas de saúde da população usuária do Sistema Único de Saúde com ampliação da resolutividade do serviço.

Para todos àqueles que desejem conhecer as videoaulas publicadas neste mês ou demais conteúdos educativos de videoaulas, orientamos que acessem o canal do Telessaúde no Youtube e busquem pela playlist intitulada “Videoaulas”.

Abaixo relacionamos algumas das novas videoaulas produzidas:

1.Atenção Integral à Saúde dos Homens e Prevenção dos Cânceres de Pênis, Próstata e Boca em Homens.

A videoaula orienta ações de atenção integral à saúde do homem, com o intuito de estimular o autocuidado e prevenção dos Cânceres em Homens.
Link para assistir: https://youtu.be/OiWiZsQcsZg

2. Os Repositórios de Pesquisa e estratégias de busca.

Esta videoaula trata sobre os recursos existentes para busca de informação científica na área de saúde e estratégias de busca em bases de dados eletrônica.

Link para assistir https://youtu.be/bw620Ax6K84

3. Planejamento e integração entre a Vigilância e a Assistência no enfrentamento das arboviroses.

A videoaula exemplifica o que pode vir a ser feito no âmbito das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para o enfrentamento das arboviroses (dengue, Zika, Chikungunya, febre amarela).

Link para assistir: https://youtu.be/j2MlouDIvYU

4. Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos .

Esta videoaula foi elaborada para subsidiar atividades realizadas nas oficinas formativas para gestores, coordenadores e profissionais de saúde da atenção básica e da vigilância à saúde de municípios da região Centro Norte do estado da Bahia.

Link para assistir: https://youtu.be/Bm0Ksud5GJ4

5. Contracepção – O que é possível fazer na Atenção Básica?

Esta videoaula é a primeira de uma série 5 videoaulas que tratam sobre a importância de reintegrar o tema contracepção às rotinas assistenciais das unidades a fim de evitar gestações não planejadas, indesejadas ou inoportunas frente a comorbidades ou realidades de cada usuário e sua família.

Link para assistir: https://youtu.be/o9pkdPKZ2bo

Caso os profissionais desejem solicitar temas, isto também é possível, acesse o link: bit.ly/sugestoestemas e dê sua sugestão!

Desejamos a todos um bom aprendizado!