COMPARTILHE

Os 52 municípios baianos contemplados pela SESAB com novos aparelhos para a realização de eletrocardiogramas, começaram o processo de implantação do serviço que contempla capacitação das equipes de saúde e instalação do sistema. A capacitação está sendo realizada pelo Telessaúde para uso do serviço de telediagnóstico.

Nesta semana, os profissionais dos municípios de Taperoá, Iramaia e Cravolândia passaram pela capacitação, que tem por objetivo fornecer suporte aos profissionais e gestores de saúde sobre o uso de telediagnóstico em cardiologia, um exame importante para o diagnóstico de doença coronariana, e faz parte dos exames obrigatórios na pré-cirurgia.

A oferta de telediagnóstico está definida pelo Ministério da Saúde como “serviço que utiliza as tecnologias da informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico através de distâncias geográfica e temporal”. A medida ajuda a reduzir custos em saúde, evita longos deslocamentos de pacientes e profissionais, promove o acesso remoto a recursos de apoio diagnóstico, contribuindo para cobrir a demanda de exames, especialmente em municípios de pequeno porte e que dispõem de menos recursos tecnológicos.

Para Naomi, coordenadora de saúde de Taperoá, a chegada deste equipamento representa um avanço na saúde municipal porque melhora a qualidade da assistência dentro das unidades de saúde, possibilitando um diagnóstico precoce e um tratamento imediato.

Eliane Maria de Souza, monitora de campo da Macrorregião Sul da Bahia e facilitadora da capacitação, ressalta que “o serviço aumentará a resolubilidade da Atenção Básica, beneficiando a população, já que a realização dos exames com coleta do traçado é realizada no âmbito municipal”.

Ao todo, desde que foi implantado no estado da Bahia, em 2017, o serviço de telediagnóstico já realizou mais 100 mil capturas de traçado do ECG.

Adesão ao serviço de telediagnóstico

O serviço de telediagnóstico está disponível para todos os municípios do Estado. O gestor municipal que desejar realizar a adesão ao serviço ou esteja na Resolução CIB Nº 036/2019 e deseje receber a capacitação deverá entrar em contato com a equipe responsável pelo suporte regional, por meio dos e-mails (vide relação abaixo), para verificação de condições e informações relativas ao serviço.

Contatos para solicitar informações sobre o serviço de Telediagnóstico:
telediagnostico@saude.ba.gov.br
Região Leste – leste.telessaude@saude.ba.gov.br
Região Sudoeste – sudoeste.telessaude@saude.ba.gov.br
Região Sul – sul.telessaude@saude.ba.gov.br
Região Centro Leste – centroleste.telessaude@saude.ba.gov.br
Região Centro Norte – centronorte.telessaude@saude.ba.gov.br
Região Norte – norte.telessaude@saude.ba.gov.br
Região Oeste – oeste.telessaude@saude.ba.gov.br
Região Nordeste – nordeste.telessaude@saude.ba.gov.br