COMPARTILHE

A partir desta segunda-feira (24), gestores municipais deverão preencher o formulário de atividades dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil pelo e-Gestor AB. O intuito é unificar os processos e facilitar a inserção de dados em uma plataforma que já é familiar para os municípios.

Com o e-Gestor, há diversas melhorias, como no leiaute, que está mais intuitivo, nas informações disponíveis, no preenchimento (que ficará mais rápido e fácil, evitando erros) e na segurança dos dados. Na tela inicial da plataforma, será incluído o ícone Formulário – Pagamento Mais Médicos, e bastará clicar nele para ter acesso à nova ferramenta. Um manual com o passo a passo de como acessar e preencher as informações também será disponibilizado no e-Gestor na segunda-feira.

Neste mês, excepcionalmente, os formulários deverão ser preenchidos entre os dias 24 e 31/5. A partir de junho, eles voltam a ficar disponíveis no dia 20 de cada mês, como de praxe.

Os registros devem ser feitos mensalmente para garantir o pagamento da bolsa-formação aos profissionais. É por meio do formulário que o gestor local informa ao Ministério da Saúde sobre as atividades dos médicos vinculados ao município, como o cumprimento da carga horária, licenças médica, maternidade e paternidade, recesso, afastamento por grupo de risco covid-19, transferência de município, entre outros. O preenchimento é obrigatório, e o não cumprimento pode acarretar em penalidades para o gestor e para o profissional.

Para acessar o e-Gestor, clique aqui. Mais informações sobre o programa estão disponíveis neste link.

Fonte: Portal APS