Na manhã desta sexta-feira, 17 de setembro, gestores e profissionais que atuam na atenção básica do estado da Bahia estiveram reunidos, de forma on-line, com o diretor de Atenção Básica no Estado, José Cristiano Soster, representando a Secretária em exercício, Tereza Paim; a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia – COSEMS/BA, Stela Souza e profissionais da equipe da Diretoria de Atenção Básica para o lançamento do Programa Acolhimento Pedagógico para profissionais da Atenção Básica da Bahia.

O Acolhimento Pedagógico é um processo estruturante de Educação Permanente voltado às equipes de Saúde da Família no Estado, e tem como objetivo acolher os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF), a partir dos elementos pedagógicos que pautam a própria ESF, a Atenção Básica e o Sistema Único de Saúde.

O diretor de Atenção Básica, Soster, destacou a importância desse caminhar pedagógico para que se desenvolva uma maior aproximação junto aos municípios, buscando qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica. “Essa agenda de qualificação é importante para ressignificar a educação permanente no Estado da Bahia”, acrescentou.

As ações nos municípios acontecerão de forma on-line e presencial, contando com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde da Bahia – COSEMS/BA e Escola Estadual de Saúde Pública (ESPBA).

Na ocasião, Elisa Carvalho, sanitarista e assessora técnica da DAB, pôde além de apresentar o programa, tirar algumas dúvidas dos profissionais. “ Esse acolhimento pode proporcionar um ambiente pedagógico mais leve, fazendo as equipes respirarem outro processo de trabalho no atendimento à população”, destacou a assessora.

No link http://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/dab/ap/ os municípios podem ler mais sobre o Acolhimento Pedagógico e saber como é o passo a passo para a adesão, que pode ser iniciada a partir da data de hoje (17.09) até o final do mês de setembro.