COMPARTILHE

Conforme a nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em se tratando de casos suspeito ou confirmado para COVID19 (Novo Coronavírus), “os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI), deverão fazer acompanhamento dos casos no domicílio, monitorando a execução dos cuidados de proteção individual e coletiva, e fazendo as orientações necessárias a fim de evitar transmissão, informando a equipe caso haja complicações no domicilio do paciente.

Reforça-se proceder com as medidas de higiene para biossegurança, tais como lavagem adequada das mãos com água e sabão, utilização de solução alcoólica a 70%, manter-se à uma distância de 1 metro do caso, uso de máscara e descarte de resíduos em local apropriado, conforme orientações do Plano Estadual de Contingências para Enfrentamento do Novo Coronavírus¹,2 ,”.

Além disso as ações inerentes ao ACS na prevenção e controle do COVID 19, são¹:

“- na visita domiciliar identificar todas as pessoas que tiveram ou têm contato com caso suspeito ou confirmado e apoiar a equipe da vigilância na realização de busca ativa;

– na presença de sinais e sintomas, orientar que procure a Unidade Básica de Saúde (UBS), e comunicar à equipe sobre esses casos;

– atuar junto a domicílios e outros espaços da comunidade (escolas, creches, instituições de longa permanência, igrejas, templos, etc.), informando aos cidadãos de sua área de abrangência e aos que não moram na área adstrita à UBS, mas que se deslocam frequentemente até elas (trabalhadores, creches, escolas, igrejas, templos, etc.), sobre os sinais, sintomas e medidas de prevenção e controle do Novo Coronavírus, estimulando a mobilização e a vigilância;

– auxiliar no gerenciamento de insumos e equipamentos necessários ao desempenho das atividades de atenção ao Novo Coronavírus.”

Referências Bibliográficas:

Bahia. Secretaria da Saúde da Bahia – SESAB. Assessoria da Atenção Básica – SESAB/SAIS/DAB/ASSESSORIA. Nota Técnica – novo Coronavírus, Nº 01 de 16/03/2020. Assunto: orientações para organização da Atenção Básica (ab), no enfrentamento do novo coronavírus. Salvador, 2020.

Bahia. Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB. Plano Estadual de Contingências para Enfrentamento do Novo Coronavírus – COVID-19. 1ª Edição – versão preliminar, março, 2020.

Teleconsultoria respondida por: Elis Carla C. M. Silva, Enfermeira, Teleconsultora Enfermeira do TelessaúdeBA-FESF-SUS/SESAB, Graduação em Enfermagem pela UFS, Especialista em Atenção Básica com ênfase em Saúde da Família pela UFMGS, Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela UFF.