COMPARTILHE

Segundo dados do ano de 2017 da Organização Mundial de Saúde ( OMS) cerca de 36 milhões de pessoas no mundo são cegas. No Brasil, ainda segundo OMS, cerca de 1,2 milhões de pessoas possuem alguma inabilidade visual. Contribuem para essa realidade, fatores de ordem genética e o próprio envelhecimento da população. Com um número de pessoas com algum tipo de deficiência visual crescendo, ações devem ser pensadas para incluir esse contingente da população.

No ano de 2016, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência em seu artigo 63 foi criada e dispôs sobre a obrigatoriedade da acessibilidade nos sítios da internet , para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Nessa busca pela inclusão de cada vez mais usuários consumindo as informações do Telessaúde BA- Atenção Básica, estamos a partir deste mês de abril, realizando diversas mudanças no layout do site, para garantir a acessibilidade dessa parcela da população. Dentre as mudanças já desenvolvidas estão a alternância de tamanho da fonte com diminuição e aumento de fonte, tela com opções de contraste de cores para pessoas portadoras de daltonismo, e possibilidade de destaques de links, para cliques precisos nos botões, isso ajudará usuários que não têm precisão nos cliques a acessar conteúdos específicos.

As modificações seguirão acontecendo em busca de tornar o site mais acessível aos princípios de usabilidade, permitindo assim o acesso pleno de públicos com as mais diferentes necessidades.