Perguntamos a alguns gestores quais os desafios e dificuldades enfrentadas e as estratégias que eles estão utilizando, com suas equipes de saúde e no seu território, para garantir o cuidado dos pacientes neste contexto de pandemia de COVID-19. Tiago Cardoso Peixinho, enfermeiro e coordenador da Atenção Básica no município baiano de Macururé, compartilhou conosco sua experiência.

O principal desafio enfrentado apontado pelo gestor na Pandemia é ” convencer a população a seguir normas de segurança para prevenção do Coronavírus”. Como solução criativa para trabalhar esse problema, ele e sua equipe desenvolveram uma série de medidas e utilizaram recursos audiovisuais para produzir vídeos educativos com a finalidade de explicar a comunidade sobre como se comportar ao chegar a unidade em caso síndrome gripal. Essas ações auxiliaram a comunidade e também todas as equipes de saúde no município a entender o novo fluxo, frisou o gestor.

João Júnior, médico do município, na unidade básica de saúde do São Francisco pelo Programa Mais Médicos, em depoimento ao Telessaúde, reforçou que o conjunto de medidas adotadas fez diminuir o fluxo de pessoas nas unidades. Fato que, para o médico, é de extrema importância. “Sabemos que uma das principais recomendações é a diminuição de aglomerações em todos os locais, na unidade foi tomada a medida de distanciamento de pelo menos um metro entre os acentos. A conduta tomada é sempre deixar o ambiente ventilado e preparado para receber qualquer paciente, seja uma queixa mais simples ou até mesmo um caso de COVID-19. Contamos com salas adequadas e exclusivas para receber pacientes sintomáticos respiratório, onde assim que identificado os sintomas na entrada da unidade, receberá uma máscara cirúrgica e também a higienização das mãos com álcool a 70%, logo sendo encaminhado para a sala de síndrome gripal para o atendimento do médico devidamente paramentado”.

Nós, do Telessaúde, compartilhamos a experiência desse município de quase 8 mil habitantes e PARABENIZAMOS o gestor Tiago e a toda sua equipe pelas iniciativas. Ações como essas são muito importantes para apoiar outros gestores que, com poucos recursos, são capazes de organizar suas unidades e, assim como a equipe de Saúde de Macururé, estão trabalhando para impedir uma maior contaminação pelo coronavírus.

As fotos do posto satélite de Formosa, que faz parte da área equipe de Saúde da Família de São Francisco, e o vídeo produzido podem ser visualizados abaixo na galeria da publicação.

E você gestor, quer compartilhar também sua experiência em nossas redes?
Acesse e saiba mais em: https://forms.gle/BEXCECjwYuYyUEgp6