COMPARTILHE

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) que foi instituída pela Portaria GM/MS nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina², assim sendo, é importante que as informações contribuam de modo efetivo para a melhoria das condições de saúde desta população. As orientações para o correto preenchimento no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) são as seguintes¹:

 

 

  1. Campo Subjetivo:

Coletar informações apontadas pelo próprio usuário.

  1. Informe o motivo da consulta:

Poderão ser utilizados alguns códigos CIAP2 gerais como:

       A29 Outros sinais/sintomas gerais

30 Exame médico/avaliação de saúde – completo

31 Exame médico/avaliação de saúde – parcial

46 Consulta com profissional de APS (Atenção Primária à Saúde).

49 Outros procedimentos preventivos

No campo Avaliação, descreva as observações clínicas do atendimento, anamnese e exame físico. Se necessário uso do CID10, a sugestão é utilizar o código Z76.8: CONTATOS COM SERVIÇOS DE SAÚDE POR OUTRAS CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIFICADAS. Pertinente especificar no campo “notas” – Pré-natal do parceiro:

Confira alguns dos exames que devem ser realizados durante o pré-natal do parceiro:

  • Tipagem sanguínea e Fator RH (no caso da mulher ter RH negativo);
    • Pesquisa de antígeno de superfície do vírus da Hepatite B (HBsAg);
    • Teste treponêmico e/ou não treponêmico para detecção de Sífilis por meio de tecnologia convencional ou rápida;
    • Pesquisa de Anticorpos anti-HIV;
    • Pesquisa de anticorpos do vírus da Hepatite C (anti-HCV);
    • Hemograma;
    • Lipidograma; Dosagem de Colesterol HDL; Dosagem de Colesterol LDL; Dosagem de Colesterol Total; Dosagem de Triglicerídeos;
    • Dosagem de Glicose
    • Eletroforese da hemoglobina (para detecção da doença falciforme);

Não esqueça de aferir Pressão Arterial e verificar o peso e cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal).

No PEC você encontrará o campo específico para solicitações de Exames clicando em “Exames” e, em seguida, escolha o tipo de exame Comum ou Alto Custo e preencha os campos solicitados e clique em salvar:

Após finalizar o atendimento, no campo “Procedimentos realizados”, insira o código SIGTAP 03.01.01.023-4: Consulta Pré-Natal do Parceiro e clique em confirmar:

Importante ressaltar que o procedimento Consulta Pré-Natal do Parceiro foi incluído no rol do Sistema Único de Saúde por meio da Portaria Nº 1.474, de 8 de setembro de 2017³. Desta forma, versões do sistema e-SUS/PEC anteriores a esta data NÃO contemplarão este código no rol de procedimentos disponíveis. Aproveite a atualize seu já o seu sistema.

 

Referências:

  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Uso do Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão PEC v2.2.0 (Preliminar). Brasília/DF. 2017. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus/manual_pec_2_2/index.php
  2. Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação Nacional de Saúde do Homem/Angelita Herrmann, Michelle Leite da Silva, Eduardo Schwarz Chakora, Daniel Costa Lima. – Rio de Janeiro / 2016. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/agosto/11/guia_PreNatal.pdf
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria Nº 1.474, de 8 de setembro de 2017. Inclui e altera procedimento na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses/Próteses e Materiais do SUS. Brasília/DF. 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2017/prt1474_22_09_2017.html 

Estratégia de Busca: Atenção Primária à Saúde; Registros Eletrônicos em Saúde; Cuidado Pré-Natal.

Teleconsultoria respondida por: Adeilda Ananias de Lima, Cirurgiã-dentista, Teleconsultora de Odontologia do TelessaúdeBA, graduada em Odontologia pela ASCES Odontologia – PE, Especialista em Saúde Integral à Família com ênfase na Estrategia da Saúde da Família pela EBMSP e Especialista em Saúde Coletiva pela Uninter-PR.