COMPARTILHE

O Telediagnóstico, já implantado em outros 133 municípios baianos,  faz parte do Programa Telessaúde Brasil Redes, criado em 2007 pelo Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de fornecer apoio clínico para sanar dúvidas dos profissionais que atuam na rede básica, permite ter o resultado de exames de eletrocardiograma por especialistas através da internet.

Atualmente, a Bahia já é segundo estado, entre os nove que fazem parte da Rede de Telessaúde da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG, em emissão de laudos de ECG e com mais quantidade de municípios com serviço implantado, atrás apenas de Minas Gerais, estado piloto do Projeto e responsável por emitir laudos para todo o país.

A perspectiva da atenção básica estadual é alcançar os 417 municípios que compõem o estado e com isso possibilitar melhorias na qualidade do atendimento e aumentar a capacidade clínica da atenção básica dos munícipios com o serviço implantado.

Desde que incorporado na Bahia, o serviço já emitiu mais de 160 mil laudos a distância, entre exames eletivos e urgentes. Para implantar o serviço, o município precisa entrar em contato, pelo site do Telessaúde Bahia, com a equipe de monitoria de campo que atende a sua região. O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 20h. Os exames eletivos ficam disponíveis em até 02 (duas) horas e os urgentes até 10 (dez) minutos.

Na última semana, o município de Itiúba passou a ser mais um município baiano a implantar o serviço e a não precisar realizar o deslocamento de pacientes até a Capital para realização do exame, reduzindo assim a demanda, o custo com deslocamento e o tempo em filas para encaminhamento às especialidades, o que gera uma economia de recursos para a saúde municipal.

A coordenadora do serviço de Telediagnóstico do município de Itiúba, Carolina Batista Pinto, juntamente com sua equipe, registrou o momento da implantação do serviço no município, confira as fotos na galeria abaixo:

Para esclarecimentos sobre a implantação e manutenção dos sistemas nos pontos remotos, orientações técnicas e treinamento de usuários disponibilizamos para contato o e-mail: telediagnostico@saude.ba.gov.br e/ou o telefone: (71) 3115-4151. Nosso horário de atendimento ocorre em dias úteis das 8h às 12h / 13h às 17h (horário local).