COMPARTILHE

Érica Menezes* – e-mail: erica.menezes@saude.ba.gov.br

Durante o mês de setembro, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio do Núcleo de Telessaúde da Bahia, da Diretoria de Atenção Básica, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ofertará um conjunto de webpalestras sobre o tema da depressão, do suicídio e da automutilação como parte das ações do Setembro Amarelo.

Criado em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da população sobre um tema carregado de tabus e com consequências importantes para as pessoas envolvidas – o suicídio. Esse ano, o foco será a prevenção dos suicídios entre os jovens¹.

Além do suicídio,  tem crescido, nesse grupo, a prática de outra violência autoinfligida, a automutilação.

“A automutilação consiste em um comportamento de autodestruição oriundo de um desejo de se punir que pode ser inconsciente ou não verbalizado, em que os impulsos agressivos são redirecionados”², abrangendo desde lesões leves (arranhar a pele com as unhas, se queimar com pontas de cigarros), moderadas (cortes superficiais nos braços) como as mais graves (autoenucleação dos olhos, autocastração, introdução de corpos estranhos no organismo e amputação dos lobos das orelhas)². Mordidas na parte inferior da boca também estão entre algumas autoagressões comuns entre as pessoas que praticam a automutilação.

A equipe de Saúde Bucal deve estar atenta aos casos de violência autoinfligida. Importante realizar um exame físico e oral completo, assim como uma anamnese detalhada e conversas com os demais trabalhadores da equipe e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), para ajudar na identificação dos casos. Como grande parte das situações na área da saúde, esse é um tema complexo e exige trabalho multiprofissional, em equipe, intra e intersetorial.

Quer discutir mais sobre a temática? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Acesse nossa Plataforma, cadastre-se e realize uma teleconsultoria! Aproveite também e assista, em nosso canal do Youtube, as webpalestras pensadas para o Setembro Amarelo.

Vamos combater o estigma e ajudar as pessoas que estão passando por isso!

  1. BAHIA. Secretaria da Saúde. No Setembro Amarelo, escolas recebem palestras sobre prevenção ao suicídio [internet]. 2019. Set. Acessado em: 04 set 2019. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/2019/09/04/no-setembro-amarelo-escolas-recebem-palestras-de-psicologos-e-assistentes-sociais/.
  2.  Vieira Marcos Girardi, Pires Marta Helena Rovani, Pires Oscar Cesar. Automutilação: intensidade dolorosa, fatores desencadeantes e gratificantes. Rev. dor [Internet]. 2016 Dec [acessado em: 04 set  2019] ;  17( 4 ): 257-260. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132016000400257&lng=en.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160084.

*Coordenação do Núcleo de Telessaúde do Estado da Bahia,  Sanitarista da Diretoria de Atenção Básica da Sesab, dentista, mestre e doutora em Saúde Coletiva.